Mercados Ambulatorial e Hospitalar

A DASA atua no mercado ambulatorial e hospitalar oferecendo uma ampla gama de serviços de Medicina Diagnóstica em suas Unidades de Atendimento e em hospitais com os quais tem parceria.

Para a realização de exames laboratoriais, as amostras são coletadas nas unidades de atendimento e transportadas para o laboratório central mais próximo. Aproximadamente 90% dos resultados dos exames de rotina podem ser retirados nas unidades ou acessados, com segurança, pela Internet, no mesmo dia em que as amostras são coletadas ou em até 24h. Os demais exames demandam mais de um dia para o processamento e, em média, são entregues em dois dias.

Os laboratórios centrais processam as amostras das Unidades de Atendimento e também amostras de testes não urgentes, coletados em hospitais atendidos pela DASA, quando os mesmos não processam os exames internamente. Os exames urgentes são analisados na própria unidade hospitalar.

Para os serviços de imagem diagnóstica, todas as unidades de imagem possuem médicos in loco, fazendo a avaliação do paciente, da aquisição de suas imagens e elaboração dos resultados. Além disso, dispomos de uma Central de Laudos, na qual é feita a análise das imagens recebidas das Unidades de Atendimento. Assim que o laudo está pronto, ele é reenviado para a Unidade e o cliente pode retirá-lo.

Outro serviço prestado pelo segmento Ambulatorial e Hospitalar é a pesquisa clínica multifuncional para corporações farmacêuticas. Tais pesquisas, normalmente, envolvem a realização de testes diagnósticos em voluntários e a análise dos resultados por períodos maiores, em meses, ou até em anos.

Os gráficos abaixo mostram o desenvolvimento das operações da DASA no mercado Ambulatorial e Hospitalar:

Ambulatorial

 

Hospitalar

Mercado de Apoio a Laboratórios

Em dezembro de 2005, a DASA adquiriu 100% do Laboratório Alvaro, empresa prestadora de serviços de análises clínicas, localizada na cidade de Cascavel, no Paraná.

Fundado em 1968, o Alvaro atua desde 1994 no mercado de Apoio a Laboratórios, processando amostras coletadas em aproximadamente 5.000 laboratórios de análises clínicas do território brasileiro.

Suas operações de apoio estão presentes nas principais capitais do país por meio de representantes comerciais e escritórios regionais responsáveis pelo processo de vendas dos serviços e pela coordenação da coleta de amostras em todo o território nacional.

A aquisição representou a entrada da DASA no mercado de Apoio a Laboratórios, que vem apresentando crescimento significativo nos últimos anos.

O serviço de Apoio a Laboratórios inclui as seguintes etapas:

  • Estudo da localização do laboratório e planejamento das rotas de coleta;
  • Envio do material de apoio ao laboratório conveniado;
  • Captação, no laboratório conveniado, do material biológico que será analisado;
  • Transporte padronizado do material utilizando os meios de transporte adequados , de acordo com a região e complexidade do exame;
  • Acondicionamento das amostras em mesas refrigeradas para a triagem, até o processo de aliquotagem e realização dos exames pela unidade técnica;
  • Estocagem de materiais na Soroteca - sistema de armazenamento e recuperação de soros;
  • Disponibilidade dos laudos através de um sistema online;

Todos os profissionais envolvidos são treinados para o recebimento e a análise das amostras dos laboratórios conveniados. O investimento e o cuidado com a logística visam suprir a necessidade de transporte rápido e com segurança de amostras de diversas regiões. O plano de negócios da DASA ainda pressupõe a otimização da estrutura de processamento dos laboratórios centrais, o aumento na base de laboratórios servidos e a expansão dos serviços oferecidos aos laboratórios atendidos pela marca Alvaro.

Os quadros abaixo mostram o resultado anual desse setor:

 

Setor Público

O setor público de saúde no Brasil é administrado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), criado em 1988 e responsável pela estrutura da saúde pública – hospitais, clínicas, centros de pesquisa e postos de atendimento.

Para suprir a carência de atendimento do setor, provedores privados podem integrar a rede SUS através de contratos estabelecidos por licitações públicas. Nessa esfera, o pagamento é determinado pelo serviço prestado: análises clínicas, cirurgias ou tratamentos.

Com a aquisição do CientíficaLab em julho de 2007, a DASA iniciou sua prestação de serviços em análises clínicas para o setor público de saúde, mercado no qual ainda não atuava e que passou a representar uma nova frente de crescimento dentro do plano estratégico da empresa. Atualmente, a DASA presta serviços de análises clínicas e de imagem diagnóstica em vários Estados do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Pernambuco, Bahia e Alagoas).

  Operações
  Suporte Ambulatorial Hospitalar
Serviços Logistica X X X
Processamento Central X X X
Coleta - X X
Processamento Local - - X
  • Suporte: inclui o transporte das amostras e processamento central. Nesse caso, o Científica fornece materiais de coleta, treinamento aos funcionários públicos e, em alguns casos, reformas nas unidades para assegurar a qualidade de atendimento;
  • Ambulatorial: além do serviço de suporte, engloba o atendimento do paciente e a coleta das amostras;
  • Hospitalar: refere-se ao atendimento ao paciente, coleta dos exames, processamento local para exames de urgência, transporte e processamento central para os demais exames.

A estratégia de crescimento do CientíficaLab está pautada pela assinatura de contratos com novos clientes e pelo aumento da prestação de serviços para os clientes existentes através da oferta de um maior número de exames.

Existem mais de 55.000 hospitais públicos com oportunidades significativas para a expansão dos serviços da DASA para o setor de saúde pública brasileira.

 

Última atualização em 2014-06-25T11:56:15