Conheça o papel transformador do projeto que permite uma experiência única para grávidas com deficiência visual

 

O ultrassom é um dos momentos mais emocionantes do período da gestação, mas, para mulheres deficientes visuais, tudo se limitava aos sons emitidos pelo exame e diagnóstico da saúde do bebê. Essas mães mereciam mais. O projeto intitulado ‘Feto 3D’, iniciativa em conjunto da Clínica de Diagnóstico por Imagem (CDPI), Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e do laboratório NEXT da Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), tem transformado essa experiência.

O projeto liderado pelo Dr. Heron Werner, especialista em ginecologia, obstetrícia, ultrassonografia e medicina fetal, teve como demanda inicial melhorar o processo educacional em hospitais escola, sendo usado por equipes multidisciplinares para debater com maior profundidade um diagnóstico. Funcionava como uma boa ferramenta para explicar a um casal ou equipe uma determinada patologia. Ao perceber o sucesso nas frentes técnicas, a equipe percebeu o potencial humano do projeto ao proporcionar aos pais deficientes visuais a oportunidade de ‘conhecerem’ seus filhos a partir do tato.

“Para os deficientes visuais o projeto tem um outro impacto, possibilita sentir o filho e proporciona uma experiência única para os pais” - Dr. Heron Werner.

Ultrassom fetal impresso em 3D - Feto 3D

Ultrassom fetal impresso em 3D

Ana Paula Silveira, uma das primeiras mães a participar do projeto, fez, no total, três exames de ultrassom com impressão 3D ao longo da gestação. Ela pôde acompanhar o desenvolvimento do filho a partir de uma experiência jamais imaginada por deficientes visuais. Segundo ela relata, a emoção que sentiu ao ‘tocar no bebê’ será uma levada para toda vida.

“O rosto do meu filho pela impressão 3D é muito semelhante ao que senti depois que ele nasceu. Quando tocava, percebia muita coisa praticamente igual. É a possibilidade do amor puro por meio do toque” – Ana Paula Silveira, mãe participante do projeto Feto 3D.

Ultrassom fetal impresso em 3D - Feto 3D

Imagem: gehealthcare.com

Tags
  • feto 3D
  • Dasa
  • gestação